O hibridismo cultural nos processos de construção da identidade religiosa das igrejas Assembleias de Deus no Brasil
O ethos sueco-nordestino (1911 -1970)
Palavras-chave:
Identidade, Ethos, Assembleias de Deus, BrasilResumo
O objetivo principal deste artigo é examinar a formação do ethos sueco-nordestino, termo cunhado por Paul Freston (1993) para descrever a construção da identidade cultural da Igreja Evangélica Assembleias de Deus no Brasil entre os anos de 1911 e 1970. Nesse contexto, investigamos os processos formativos, assim como os de continuidade e ruptura. Iniciamos com a atuação proeminente dos missionários suecos, enviados ao Brasil pela Igreja Filadélfia de Estocolmo entre 1916 e 1948, e a relação simbiótica estabelecida com os pastores nacionais nas primeiras décadas de sua fundação. Delimitamos a trajetória identitária, destacando a natureza dinâmica do ethos, das identidades e dos mecanismos de construção do senso de pertencimento em grupos e organizações religiosas, além de ressaltar o papel da memória nesses processos construtivos. De natureza interdisciplinar, apresenta um diálogo da História com a Antropologia e as Ciências das Religiões.
Referências
AGOSTINI, Nilo. Ética e Evangelização. Petrópolis: Vozes, 1993.
ARAÚJO, Isael – Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro, CPAD, 2007.
BERG David. Daniel Berg, o enviado por Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
CONDE, Emilio. História das Assembleias de Deus no Brasil. 6 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
COSTA, Moab César Carvalho. O aggiornamento do pentecostalismo brasileiro: as Assembleias de Deus e o processo de acomodação à sociedade de consumidores, São Paulo: Editora Recriar, 2019.
DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História Oral: memória, tempo presente, identidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
FAJARDO, Maxwell Pinheiro. “Onde a luta se travar”: a expansão das Assembleias de Deus no Brasil Urbano (1946-1980). Tese (Doutorado em História). São Paulo: Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2015).
FRESTON, Paul. Protestantes e política no Brasil: da constituição ao impeachment. Campinas, 1993 (Tese de doutorado em sociologia), IFCH-UNICAMP.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.
MACEDO, Jorge. Suécia. In Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura. Volume XVII. Editorial Verbo: Lisboa, 1975.
MANSILLA. Miguel Ângelo. Postpentecostalismo: el desencanto religioso de los pentecostales. In. OLIVEIRA. DAVI MESQUIATI (Org.) Pentecostalismos em perspectivas. São Paulo: Terceira Via, p. 25-42, 2017.
MCGEE. Gary B. “Além das vossas fronteiras”: a expansão global do pentecostalismo. In: SYNAN, Vinson (Org.). O século do Espírito Santo: 100 anos de avivamento pentecostal e carismático. Tradução de Judson Canto. São Paulo: Vida, 2009. p. 97-134.
MELANDER, Verônica. Gênero e ministério na Igreja Sueca. In. SOTER (Org.) Gênero e Teologia: interpretações e perspectivas, São Paulo: Loyola, 2003, p. 245-254).
OLIVEIRA, Joanyr. As Assembléias de Deus no Brasil - sumário histórico ilustrado, Rio de Janeiro, CPAD,1998.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
PETHRUS, Lewi. Lewi Pethrus – Biografia. Rio de Janeiro, CPAD: 2004.
SILVA, Tomaz Tadeu da (Org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VAINFAS, R.; SOUZA, J. B. Brasil de todos os santos. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
VINGREN, Ivar. O diário de um pioneiro. 5. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15 ed. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 7-72.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Davar Polissêmica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.



