Diversidade e pluralidade cultural religiosa em Tenda dos milagres, de Jorge Amado, como contributo para o Ensino Religioso

Autores

Palavras-chave:

Tenda dos Milagres. Diversidade e Pluralidade Cultural Religiosa. Ensino Religioso.

Resumo

Análise da obra literária Tenda dos milagres, de Jorge Amado, com ênfase na pluralidade e diversidade cultural religiosa na formação do povo baiano e brasileiro seguido de uma proposta pedagógica para o Ensino Religioso. Apresenta Jorge Amado e sua relação com a literatura e a religião, reflete Tenda dos milagres na interconexão com a diversidade e pluralidade cultural religiosa e propõe relações e recursos pedagógicos, a partir da instrumentalização dessa literatura, para o componente curricular Ensino Religioso. Depreende-se que a obra em tela favorece a valorização e o reconhecimento da diversidade e pluralidade religiosa nas aulas de Ensino Religioso. O círculo de diálogo literário emerge como produto educacional que promove a intersecção entre Tenda dos milagres com o Ensino Religioso em perspectiva plural e não confessional.

Biografia do Autor

Joana D'Arc Araújo Silva, Faculdade Unida de Vitória

Doutoranda no PPGCR da Faculdade Unida de Vitória (FUV)

Claudete Beise Ulrich, Faculdade Unida de Vitória

Doutora em Teologia e Docente no PPGCR da Faculdade Unida de Vitória (FUV). Graduação em Teologia, Pedagogia, História e Ciências das Religiões. Email: claudete@fuv.edu.br

Edeson dos Anjos Silva, Faculdade Unida de Vitória

Doutor em Educação pela UFES. Pós-doutorando no PPGCR da Faculdade Unida de Vitória (FUV). Licenciado em Ciências e Matemática e em Pedagogia. Email: edeson.anjos@hotmail.com

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2025-09-30 — Atualizado em 2025-10-02

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