O poder pastoral da educação católica contemporânea no contexto de pluralidade religiosa

Autores

  • Gilson de Oliveira Cardoso Faculdades EST
  • Carolina Bezarra de Souza Faculdades EST

Palavras-chave:

Poder Pastoral, Subjetivação, Pacto Educativo Global, Pluralidade Religiosa, Educação Católica

Resumo

Partindo dos pressupostos de que todo currículo é uma forma de poder e que as escolas católicas são portadoras de currículos específicos, baseados em suas crenças, convicções e conhecimentos construídos ao longo da história, este artigo propõe uma reflexão de caráter exploratório sobre o poder pastoral da educação católica na sociedade brasileira contemporânea, caracterizada pela pluralidade religiosa, e suas relações com os processos de subjetivação. Para subsidiar esta abordagem tem-se como referência principal os pensamentos do Filósofo Michel Foucault (1926-1984) sobre tais conceitos. Essas reflexões são aproximadas às ideias sobre educação do Papa Francisco (1936-2025). Percebe-se que cabe às escolas católicas, neste contexto, responder às necessidades específicas do currículo escolar propondo iniciativas em favor do desenvolvimento integral das diferentes subjetividades em seus ambientes, sem desrespeitar a liberdade e a diversidade religiosa presentes na sociedade e dentro da própria escola católica, dialogando com todas as outras formas de religiosidade e com a ausência dela, assim como fazia Francisco.

Biografia do Autor

Gilson de Oliveira Cardoso, Faculdades EST

Doutorando em Teologia (PPGT-Faculdades EST)

Carolina Bezarra de Souza, Faculdades EST

Doutora em Ciências da Religião pela PUC Goiás, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST.

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Publicado

2025-09-30

Edição

Seção

Artigos/Articles: Dossiê/Dossier