Ensino Religioso no contexto de Minas Gerais

Estado da Arte

Autores

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Currículo de Referência de Minas Gerais, Escolas públicas, Componente Curricular, Estado da Arte

Resumo

A oferta do Ensino Religioso (ER) nas escolas públicas continua gerando na área das Ciências da Religião e das questões que discutem o currículo. Este artigo analisa a produção científica referente ao componente curricular do ER em Minas Gerais, utilizando a revisão de literatura para construção do Estado da Arte, no recorte temporal de 2017 a 2022. Essa investigação partiu da questão: Como tem se desenvolvido a produção acadêmica que analisa o ER em relação aos currículos escolares, no contexto mineiro, após a homologação da BNCC? A metodologia adotada na pesquisa segue a abordagem do Estado da Arte, caracterizando-se como um estudo qualitativo e documental. Os resultados revelam a urgência em expandir as investigações que tenham o Currículo de Referência de Minas Gerais (CRMG) como objeto de estudo, com o intuito de consolidar o ER enquanto componente curricular, alinhado a uma proposta educativa plural, democrática e voltada à reflexão crítica.

Biografia do Autor

Andréa Lafetá de Melo Franco, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião - PUC Minas - Linha de pesquisa: Religião, Política e Educação. Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade de São Marcos (2012), Pós-Graduação em Psicopedagogia e Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2000 - 1996). Professora Efetiva da Unimontes. Enquanto Gestora na Unimontes, foi Chefe do Departamento de Educação (2011 a 2015); Coordenou Cursos de Pós-Graduação (Libras, Alfabetização e Letramento e Educação e Docência na Educação Básica); Coordenou o Projeto de Ensino: Brinquedoteca Universitária: Núcleo Interdisciplinar de Ensino e Pesquisa em Educação (2016 - 2020); Coordenou o Subprojeto Alfabetização e Letramento - Pedagogia do PIBID (2012 - 2019); Foi membro do Conselho Departamental do Centro de Ciências Humanas - CCH (2011 - 2015). Membro dos Projetos de Pesquisa: Avaliação da Propostas Curriculares na Formação de Professores à Distância (2010 - 2012); Gestão da Educação à Distância (2013 - 2014) e Projetos de Extensão: Projeto de Promoção à saúde do idoso (2013 - 2018). Projeto de Extensão Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP. Ministrou aulas nos cursos de Ciências da Religião, Letras Espanhol, Geografia, dentre outros. Atualmente coordena o Programa de Extensão de Apoio Psicológico, Psicopedagógico e Orientacional - PAPPO; faz parte da equipe do Projeto de Ensino Brinquedoteca Universitária: núcleo interdisciplinar de ensino e pesquisa em educação; Membro dos colegiados didáticos de Pedagogia e Ciências da Religião; Membro do Comitê Departamental de Pesquisa (Departamento de Educação); Membro do Grupo de Pesquisa Religião, Ecologia, Decoloniedade, Teologia e suas interfaces com a Educação e a Juventude - REDECLID/PUC Minas. 

Paulo Agostinho Nogueira Baptista, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas

Doutor e Mestre em Ciências da Religião (UFJF), com pós-doutorado em Demografia pelo CEDEPLAR/UFMG. Especialista em Filosofia da Religião (PUC Minas), licenciado em Filosofia (UFJF) e bacharel em Teologia (PUC Minas), cursou todas as disciplinas do extinto curso de graduação em Ciência da Religião da UFJF (1977-1980). Trabalha na PUC Minas desde 1985, é professor adjunto IV e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Líder do Grupo de Pesquisa Religião, Educação, Ecologia, Libertação e Diálogo - REDECLID, membro da Comissão Editorial de Horizonte, lecionando no Mestrado e Doutorado (Educação e Religião, Religião e Politica, Religião, Educação e Laicidade e Ecologia, Religião e Sociedade), na licenciatura em Pedagogia (Metodologia do Ensino Religioso) e em Cursos de Graduação (Cultura Religiosa: Fenômeno Religioso e Cultura Religiosa: Pessoa e Sociedade). Foi Diretor da Editora PUC Minas entre 2014 e 2019. Já exerceu na universidade as seguintes funções: Coordenador do Núcleo de Cultura Religiosa (1997-2010), Diretor Acadêmico da Unidade Barreiro (2010-2015), membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE (2004-2014), Coordenador do Fórum de Editores da PUC Minas (2009-2015) e Editor-gerente de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião (2003-2017). Lecionou Sociologia da Religião na Especialização em Ciências da Religião da PUC Minas e foi professor visitante no ISTA (Instituto Santo Tomás de Aquino). Já lecionou como professor visitante no Programa de Pós-graduação em Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE. Lecionou Ensino Religioso e Filosofia no Colégio Santa Marcelina (Belo Horizonte), no Ensino Fundamental e Médio (2001-2010) e em outros colégios em BH (Marista Dom Silvério, Arnaldo e Imaculada). É sócio da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - SOTER e foi seu Secretário entre 2001 e 2007. Tem experiência na área de Educação e trabalha principalmente com os seguintes temas: cultura religiosa, ensino religioso, educação; pesquisa teologia do pluralismo religioso, teologia(s) da libertação, paradigma ecológico, pensamento decolonial e a obra de Leonardo Boff. A partir de 2012 retoma pesquisas sobre geração universitária e perfil das juventudes, com o apoio do CNPq, anteriormente realizada na PUC Minas sob sua coordenação em 1990.

Referências

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Publicado

2025-09-30

Edição

Seção

Artigos/Articles: Dossiê/Dossier