Ensino Religioso no contexto de Minas Gerais
Estado da Arte
Palavras-chave:
Ensino Religioso, Currículo de Referência de Minas Gerais, Escolas públicas, Componente Curricular, Estado da ArteResumo
A oferta do Ensino Religioso (ER) nas escolas públicas continua gerando na área das Ciências da Religião e das questões que discutem o currículo. Este artigo analisa a produção científica referente ao componente curricular do ER em Minas Gerais, utilizando a revisão de literatura para construção do Estado da Arte, no recorte temporal de 2017 a 2022. Essa investigação partiu da questão: Como tem se desenvolvido a produção acadêmica que analisa o ER em relação aos currículos escolares, no contexto mineiro, após a homologação da BNCC? A metodologia adotada na pesquisa segue a abordagem do Estado da Arte, caracterizando-se como um estudo qualitativo e documental. Os resultados revelam a urgência em expandir as investigações que tenham o Currículo de Referência de Minas Gerais (CRMG) como objeto de estudo, com o intuito de consolidar o ER enquanto componente curricular, alinhado a uma proposta educativa plural, democrática e voltada à reflexão crítica.
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