Ética e bioética na formação teológica
Um relato de experiência docente a partir da polarização político-ideológica
Resumo
Este artigo descreve uma experiência docente na Unidade Curricular “Questões Contemporâneas: Ética e Bioética”, ofertada no curso de Bacharelado em Teologia. O estudo enfrenta a questão: quais os possíveis impactos da polarização político-ideológica no debate sobre ética e bioética na formação teológica? O objetivo é compreender os efeitos e percepções do corpo discente e docente em torno dessas questões. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que relata a experiência docente vivida, tanto em chave subjetiva (sentimentos e impressões) quanto objetiva (observação participante). Os resultados apontam dificuldades e desafios enfrentados no ofício docente, em especial a ideologização de temas consagrados nos direitos humanos, o reforço de preconceitos e a pouca compreensão da laicidade do Estado. Esses desafios se mostram particularmente evidentes nas Unidades Curriculares do Eixo de Formação Interdisciplinar, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Graduação em Teologia.
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