Ética e bioética na formação teológica

Um relato de experiência docente a partir da polarização político-ideológica

Autores

  • Valdinei Ramos Gandra Faculdade Refidim

Resumo

Este artigo descreve uma experiência docente na Unidade Curricular “Questões Contemporâneas: Ética e Bioética”, ofertada no curso de Bacharelado em Teologia. O estudo enfrenta a questão: quais os possíveis impactos da polarização político-ideológica no debate sobre ética e bioética na formação teológica? O objetivo é compreender os efeitos e percepções do corpo discente e docente em torno dessas questões. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que relata a experiência docente vivida, tanto em chave subjetiva (sentimentos e impressões) quanto objetiva (observação participante). Os resultados apontam dificuldades e desafios enfrentados no ofício docente, em especial a ideologização de temas consagrados nos direitos humanos, o reforço de preconceitos e a pouca compreensão da laicidade do Estado. Esses desafios se mostram particularmente evidentes nas Unidades Curriculares do Eixo de Formação Interdisciplinar, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Graduação em Teologia.

Biografia do Autor

Valdinei Ramos Gandra, Faculdade Refidim

Doutor em Teologia (PUCPR) e graduação em Teologia e História. Docente da Faculdade Refidim em Joinville-SC. Membro da Relep Brasil e do Cehila Brasil. Email: gandra@ceeduc.edu.br

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

AMORIM, Tâmara Ramalho de Sousa; PESSOA, Manuella Castelo Branco; ALBERTO, Maria de Fatima Pereira. Aprendendo a Ser Docente: Relato de Experiência em Estágio de Docência. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Belo Horizonte, MG, vol. 13, n. 3, p. 1-16, set./dez., 2020.

ASSEMBLEIA DE DEUS. Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES n. 241/1999, de 15 mar. 1999. Cursos Superiores de Teologia. Homologado por Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 5 jul. 1999. Disponível em: portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pces241_99.pdf. Acesso em: 24 ago. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n. 4, de 16 set. 2016. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Teologia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 set. 2016, Seção 1, p. 9–11. Disponível em: portal.mec.gov.br/docman/setembro-2016-pdf/48421-rces004-16-pdf/file. Acesso em: 24 ago. 2025.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, RJ, v. 19, n. 1, p. 223-237, jan./abr., 2019. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v19n1/v19n1a13.pdf. Acesso em: 20 ago. 2025.

DUTRA, Robert0; PESSÔA, Karine. Guerras culturais e a relação entre religião e política no Brasil contemporâneo. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 13, n. 39, p. 233-256, jan./abr., 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RbhrAnpuh/article/view/54621. Acesso em: 20 ago. 2025.

FERREIRA, Manuela Lowenthal. Evangélicos e Extrema Direita no Brasil: um projeto de poder. Revista Fim do Mundo, Marília, SP, v. 1, n. 01, p. 46–71, 2020. DOI: 10.36311/2675-3871.2020.v1n01.p46-71. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RFM/article/view/10204. Acesso em: 22 ago. 2025.

FERREIRA, Manuela Lowenthal. A crise da democracia brasileira e o papel do extremismo político e religioso. Revista Fim do Mundo, Marília, SP, v. 4, n. 9, p. 61–74, 2023. DOI: 10.36311/2675-3871.2023.v4n9.p61-74. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RFM/article/view/14465. Acesso em: 22 ago. 2025.

MOLINA, Rosane Kreusburg. Pesquisar com narrativas docentes: experiência, epistemologia e ética. Revista de Educação Pública, Cuiabá, MT, v. 20, n. 44, p. 429–441, 2012. DOI: 10.29286/rep.v20i44.316. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/316. Acesso em: 22 ago. 2025.

MUSSI, Ricardo Fraklin de Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, BA, v. 17, n. 48, p. 60–77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/praxis/article/view/9010. Acesso em: 22 ago. 2025.

SANTOS, Pryscilla Maria Pires. Quando a aula não é na sala de aula: relato de experiência docente. Revista IMPA, Fortaleza, CE, v. 2, n. 3, e021017, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6777. Acesso em: 19 ago. 2025.

SOUSA, Darcon; SOUZA, Júnior Camilo. Pontos de contato: as relações entre o discurso da extrema direita e a religiosidade evangélica no Brasil. Revista Movimentação, Dourados, MS, v. 7, n. 12, p. 09-21, jan./jun., 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/movimentacao/article/view/11918/6549. Acesso em: 22 ago. 2025.

WESTPHAL, Euler Renato. Quem merece viver e quem merece morrer: dilemas éticos em tempos de Pandemia da Covid-19. Estudos Teológicos, São Leopoldo, RS, v. 60, n. 2, p. 573–585, maio/ago., 202o. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/ET/article/view/57. Acesso em: 23 ago. 2025.

WESTPHAL, Euler Renato; FERRETI JUNIOR, Arlindo. O aborto seletivo como caminho para o infanticídio. Estudos Teológicos, São Leopoldo, RS, v. 59, n. 2. P. 502-515. Jul./dez., 2019. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/estudos_teologicos/article/view/3491. Acesso em: 22 ago. 2025.

Downloads

Publicado

2025-09-30

Edição

Seção

“Aprender a Fazer”