Notas sobre a trajetória histórica da Igreja do Nazareno no Brasil
Resumo
A Igreja do Nazareno é uma denominação evangélica fundada entre 1907 e 1908, oriunda da fusão de grupos do Movimento de Santidade norte-americano. Sua identidade teológica é solidamente armínio-wesleyana. Sua trajetória histórica no Brasil, iniciada em 1958 com missionários como Mosteller e pioneiros como José Zito de Oliveira, carece de maior sistematização. O presente artigo visa analisar essa narrativa, rastreando suas raízes fundacionais (John Wesley, Phoebe Palmer e a “Teologia do Altar”) e examinando a manifestação de sua práxis em contextos brasileiros, revelando a vitalidade de uma religiosidade em constante negociação cultural e sua adaptação frente a desafios sociais e crises globais. A metodologia emprega a pesquisa bibliográfica, a partir de estudos sobre essa igreja em Programas de Pós-Graduação e artigos em revistas acadêmicas no Brasil.
Referências
BASSETT, Paul M.; GREATHOUSE, William M. Exploring Christian Holiness, Volume 2: The Historical Development. Kansas City, Missouri: Beacon Hill Press of Kansas City, 1985.
BASTIDE, Roger. As Américas Negras. As civilizações africanas no Novo Mundo. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, Usp, 1974.
BULLÓN, Dorothy. História da Igreja do Nazareno. Campinas: CNP, 2011.
CAMPELLO, Mônica Conte. Igreja do Nazareno e seu discurso religioso sobre a homossexualidade. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2019.
CASTRO, Jackson Gomes de. A formação de uma igreja sincrética: Igreja do Nazareno do Cabral. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
COUTO, Vinicius. Uma igreja do povo e para o povo: santidade, irenismo e avivamento na história da Igreja do Nazareno. Campinas: Nazalivros, 2018.
COUTO, Vinicius. Breve história da Igreja do Nazareno: suas origens, heranças e chegada ao Brasil. Revista Caminhando, Curitiba, v. 24, n. 2, p. 217-237, 2019.
COUTO, Vinicius. Liturgia e pandemia: as respostas da Igreja do Nazareno frente aos desafios do novo coronavírus. Caminhos de Diálogo, v. 8, n. 13, p. 213-230, 2020.
DINIZ, Eduardo José. Histórias de mudança religiosa: identidade e pertencimento na congregação da Igreja do Nazareno em Ricardo de Albuquerque. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
PARKER, J. Fred; JOHNSON, Jerald D. Mission to the World: A History of Missions in the Church of the Nazarene. Kansas City, Missouri: Nazarene Publishing House, 1988.
SMITH, Timothy L. Called Unto Holiness: The Story of the Nazarenes: The Formative Years. Kansas City, Missouri: Nazarene Publishing House, 1962.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Davar Polissêmica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.



