O Batismo em Gálatas 3,26-29 como Sinal da Inclusividade Escatológica
Palavras-chave:
Batismo, inclusividade escatológica, filiação em Cristo, identidade messiânica, unidade eclesialResumo
O artigo examina Gálatas 3,26–29 como a culminação teológica da carta, propondo que o batismo é o rito de passagem para uma nova humanidade escatológica, caracterizada por uma unidade radical e não classificatória. Partindo de uma leitura exegética, semiótico-discursiva e teológico-social, o estudo revela que a identidade messiânica não substitui outras identidades, mas as relativiza dentro de um horizonte vocacional e relacional. A estrutura quiástica da perícope revela sua centralidade literária e teológica na epístola, enquanto seu conteúdo afirma uma comunidade aberta e plural, onde distinções étnicas, sociais e de gênero são tornadas inoperantes. A análise destaca a pertinência da perícope para o ecumenismo contemporâneo, não como utopia abstrata, mas como imperativo teológico, político e pastoral. O batismo, assim, desloca a pertença das lógicas imperiais para a promessa divina, inaugurando uma comunidade de filiação que antecipa escatologicamente a reconciliação universal.
Referências
BADIOU, Alain. São Paulo: a fundação do universalismo. São Paulo: Boitempo, 2009.
BOURDIEU, Pierre. Sociologia Geral. Vol. 4 Princípios de Visão. Curso no Collège de France (1984-1985). Petrópolis: Vozes, 2023.
BRIGGS, Sheila. “Galatians”. In: FIORENZA, Elisabeth S. (ed.). Searching the Scriptures. Volume Two. A Feminist Commentary. London: SCM Press, 1995.
BRUCE, Frederic F. Gálatas: Comentário Exegético. São Paulo: Vida Nova, 2024.
FERREIRA, Joel A. Gálatas. A epístola da abertura de fronteiras. São Paulo: Loyola, 2005.
FIORENZA, Elisabeth S. In Memory of Her: A Feminist Theological Reconstruction of Christian Origins. New York: Crossroad, 1983.
MARTÍNEZ, Aquiles Ernesto. Fe Cristiana, bautismo e identidade social: Diálogo com Gál 3,26-29. Revista Bíblica, v. 3-4, p. 163-186, 2011.
MARTYN, J. Louis. Galatians. A new Translation with Introduction and Commentary. Nova Iorque: Doubleday, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Davar Polissêmica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação da Revista Davar Polissêmica, um periódico interdisciplinar de Ciências da Religião e Teologia e áreas afins, sediado na Faculdade Batista de Minas Gerais, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a DAVAR/FBMG, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à DAVAR. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o/a (s) autor/a (es/as) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que DAVAR está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 (CC BY 4.0): Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.



